Erika Altimeyer une sua vasta experiência em Artes Cênicas, seu know how em Treinamentos Corporativos às técnicas da Cinesioterapia para criar um trabalho singular voltado ao desenvolvimento da expressividade para profissionais de diversas áreas.
.
.
.
Mentoring é um termo inglês, normalmente traduzido como “tutoria”, “mentoria”, “mentorado” ou “apadrinhamento”. O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.
O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada. O mentoring inclui conversas e debates acercas de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho. Este processo possibilita o aprendizado e consequente desenvolvimento na carreira do profissional mais jovem.
Mentoring e coaching são duas atividades que estão relacionadas. Ao contrário do que acontece no mentoring, no caso do coaching, o coach não precisa ter experiência na área de trabalho do cliente e em algumas áreas do coaching, o profissional pode mesmo não dar nenhum conselho ou soluções para problemas específicos relacionados com a carreira do cliente.
O mentoring é um processo que não tem um tempo estabelecido para o seu término, enquanto que no caso do coaching, o processo tem princípio, meio e fim.
Quanto mais você se conhece, mais ferramentas terá para ser preciso em suas escolhas na hora de se expressar.
Se você é um profissional das artes cênicas, terá acesso a um conteúdo que lhe possibilitará um encontro rápido com a energia e as demandas que sua personagem requisita. Terá um conteúdo técnico para criação, possibilitando que você sempre reencontre esse caminho para realização da interpretação daquela “persona”, não ficando mais refém de insights ou inspirações momentâneas, bem como estabelecendo um limite saudável entre sua integridade física e emocional e a da personagem a ser construída.
Se você é um profissional de qualquer outra área, saiba que mudar o tom de voz ou adequar um gesto por exemplo, sem perder sua personalidade, pode fazer com que você tenha um poder maior de persuasão, imprima características de líder sem autoritarismo, transmita maior segurança, consiga gerenciar melhor conflitos, dentre tantas outras coisas.
Depende de qual é seu objetivo. Se você quer melhorar sua comunicação de uma forma geral, pode fazer um trabalho com algumas sessões de Mentoring. Na primeira sessão você irá receber um diagnóstico preciso de como sua expressão vocal e corporal está te “vendendo”, que sensações ela causa. Diante desse diagnóstico, será traçado um projeto personalizado com aulas para “encaixar” sua voz e seus gestos para que aconteçam de forma a realizar seu objetivo.
Se você é ator, pode optar por um trabalho de “pré- processo” ou fase laboratorial, onde entrará em contato com o universo da personagem a ser construída ou também pode contar com um trabalho de acompanhamento contínuo, onde a profissional fará a manutenção das escolhas definidas para personagem, podendo ter um estudo minucioso de intensões das falas, bem como um olhar atento as possíveis adequações que se façam necessárias durante o projeto a ser realizado. Também é possível marcar somente um encontro preparatório antes de testes e audições.
A maneira como nos expressamos está diretamente relacionada com as nossas vivências.
Mudar o tom de voz ou a postura corporal pode não ser tão simples. É comum mexer com padrões que estão cravados no nosso subconsciente desde nossa infância. Portanto, muitas vezes, não basta fazer aulas de teatro para “se soltar”, não basta um feedback de um orientador ou um pedido preciso do diretor. Você se sente bloqueado.
A Cinesioterapia é um processo que se utiliza da “leitura” do tônus muscular para desbloquear possíveis traumas ou desativar aspectos negativos paralisantes. Algumas ferramentas dessa técnica podem contribuir de maneira muito eficaz para uma mudança de padrão.
Toques rápidos e indolores na musculatura associada a esses bloqueios podem fazer um processo criativo deslanchar, permitindo de maneira instantânea novas tomadas de decisões ou uma real transformação de postura.
Erika é uma profissional formada pela USP com mais de 25 anos de experiência no mercado artístico em diversos segmentos. Continua ativa como atriz atuando sob direção de grandes nomes no teatro, tv, cinema. Em mais de 15 anos de Consultoria Corporativa, criou um repertório e vocabulário ímpar, que lhe possibilitam uma versatilidade e feedbacks precisos. O trabalho como Terapeuta Holística garante níveis emocionais seguros para que cada pessoa possa se aventurar na descoberta de novos “eus” sem receio de perder os traços que lhe agradam em sua personalidade.